domingo, 23 de novembro de 2008

Irracionalidade dos Homens

Estava assistindo a um documentário com meu pai que falava sobre animais, sobre seus modos de vida em todas as situações. Começamos a discutir sobre as características deles, sobre as coisas boas que eles faziam.
O documentário mostrou uma aranha que num determinado momento alimentava seus filhotes com seu próprio corpo, para os manter vivos! Apareceram também muitos que ajudavam uns aos outros, tanto na busca por comida quanto na luta pela sobrevivência.
Os animais fazem coisas incríveis, convivem perfeitamente com o meio ambiente e com os outros seres que habitam o mesmo. Ainda assim são considerados seres irracionais, por não saberem escrever, ler, responder provas e questionários ou descobrir fórmulas.
Mas nós seres humanos, considerados seres racionais, destruímos a natureza, que nos dá o sustento. Também matamos os animais só para termos um bonito casaco de pele, que só será usado raramente. O pior de tudo é quando usamos nossa inteligência para construir armas capazes de matar milhares de nossa espécie.
É por isso que somos chamados racionais?
Para mim demonstram racionalidade aqueles que usam a razão para discernir o bem do mal, já que possuem essa capacidade, e seguem sempre o caminho certo. Os que procuram proteger uns aos outros, e não destruir.
Todos os dias vemos nos noticiários reportagens de mães que abandonam seus filhos em cestos de lixo, de assassinatos por coisas banais ou simplesmente por nada. Roubos, seqüestros, estupros, guerras.
É isto que é considerado racional?!
Usar pele de animais para se vestir enquanto existem outros materiais para se utilizar não é inteligência, é vaidade! Armar um plano para matar milhares de pessoas que não fizeram nada a você não é inteligência, e sim loucura, maldade! Bater em alguém só porque essa pessoa é mais fraca não é inteligência, é uma maneira de você se sentir menos inferior do que você é!
Temos muito que aprender com a “irracionalidade” dos animais, mas não aceitamos isso, não estamos prontos para essa evolução.
.
Até o próximo artigo. Se quiser, deixe seu comentário e ou mande seu e-mail dando dicas e enviando sugestões para o próximo tema ou seu artigo para ser publicado aqui no nosso espaço.
Forte Abraço!!!!!
Beatriz Vieira