sábado, 29 de novembro de 2008

Preservar para preservar

Para uma perfeita harmonia é preciso uma interação entre os seres vivos e o meio em que vivem. Quando esta interação é interrompida de forma brusca, ocorre um desequilíbrio ambiental.
Uma das causas dessa interrupção é a extinção de animais e vegetais. Como os seres dependem uns dos outros, com o desaparecimento de alguma espécie, várias outras são prejudicadas. Mas como acontece o processo de extinção?
Este processo quando ocorrido naturalmente não traz problemas para o ecossistema, pois demora muitos anos para acontecer. Porém ele é acelerado pelas ações humanas como desmatamento, poluição e a caça predatória, dificultando a adaptação dos organismos.
O desmatamento e a poluição agravam o aquecimento global. Com o aumento da temperatura dos oceanos há uma diminuição no numero de fitoplânctons – base da cadeia alimentar marinha que serve de comida para o krill (camarão). Na falta de comida este vai morrer. E assim muitos peixes serão afetados por não terem alimento.
Um dos fatores que mais agravam o processo de extinção é a caça ilegal. Por ser um meio que traz muito dinheiro, ela ocorre de maneira desordenada. Os animais são destinados principalmente a colecionadores particulares, fins científicos e comercialização internacional. Estes pobres animais são muito maltratados, então a maioria morre antes de chegar ao seu destino final.
O que fazer para minimizar a situação?
A primeira coisa necessária é a consciência ambiental. Devemos cuidar uns dos outros. Preservar o que ainda restou, para que não haja uma catástrofe onde todas as espécies estejam correndo os riscos de extinção, inclusive a espécie humana.
O que você acha? Deixe seu comentário.
Grande Beijo!
Beatriz Vieira

5 comentários:

  1. Oi Bia!...

    ...seu blog tá muito legal,parabéns!,fala no que diz respeito a extinção aos animais,fato que acontece em tdas as horas,minutos,e segundos do nosso dia!...é uma pena ñ é?!...mas assim,pessoas como você tomando a iniciativa de conscientizar-nos desse grande mal que afeta à esses seres irracionais e inofensivos!...e faz-se concretizar o próprio sonho!...avante nos seus ideais!...conte sempre comigo!;)
    ...boa sorte nessa nova empreitada!...
    ...felicidades!!!...
    ...te amo!
    mami^^
    29/11/2008

    ResponderExcluir
  2. Oi minha sobrinha linda,

    Parabéns pelo seu blog está lindo. Este tema é realmente muito importante para a humanidade, se todos tivessem a consciencia que você tem certamente teriamos um mundo melhor, continui assim.

    Grande beijo, fica com Deus

    ResponderExcluir
  3. Prima muito bom!
    Vc que escreveu este texto?
    Ta me saindo uma boa ambientalista!=D
    Espero que continue com essa paixão por muito tempo!Pessoas assim tem o poder de mudar o mundo mesmo que seja com pequenas atitudes que geram uma grande mudança^^
    Beijos
    by Camilla Lima

    ResponderExcluir
  4. Biaaaaa
    Rapaz,estamos com sérios problemas no quisito conscientizar a população. Eu e uma amiga minha, criamos um projeto chamado Greenbeach. Recolhemos o lixo das praias que ficam acessíveis a gente. Você precisa ver Bia, o quanto de lixo que jogam nas praias, é impressionante como esse povo não tem educação! Só em uma pequena área da praia de Arembepe enchemos três sacos inteiros de lixo, sacos grandes!

    ResponderExcluir
  5. ' mto legal o texto XD

    Acho que nesse processo de destruição da fauna e flora, nas circunstancias em que se encontram, as pessoas comuns nem tem tanto o que fazer pois é algo que já tomou proporção astronomica.Somente intervenção estatal com a ajuda mutua de todos os governates poderias diminuir os impactos causados tanto pelo aquecimento global, quanto pelas queimadas e o trafico de animais silvestres.

    bjus. . .

    by:Igor Vieira

    ResponderExcluir