terça-feira, 21 de abril de 2009

Matilha Urbana

Há muito tempo o ser humano vem domesticando animais. Existem varias teorias que explicam como os cães deixaram de ser selvagens e passaram a conviver em harmonia com o homem. Uma dessas teorias é a de que o ser humano capturava filhotes de lobos para usá-los como alimento, porém, muitas vezes estes se habituavam às famílias e eram domesticados.
O lobo amansado foi se diferenciando do selvagem. Os tamanhos do corpo, cabeça e dentes diminuíram, a alimentação mudou, a pelagem ficou diferente e eles se mostraram como boa companhia para as pessoas. Dessa forma passaram a ser cachorros.
Começaram a caçar com os humanos, e com toda evolução passaram também a guiar ovelhas, guardar as casas ou puxar trenós para ganharem alimento. O mundo foi progredindo e os caninos deixaram de ser avaliados por suas funções, e passaram a ser pela aparência. A busca pela variedade e pela beleza trouxe problemas. Em pouquíssimo tempo o homem impôs a esses bichos mudanças que naturalmente levariam milhares de anos para acontecer.
Para isso muitos seres humanos recorreram ao incesto. Cruzar animais de mesma família ajuda a reforçar suas características. Porém esse cruzamento pode trazer alguns problemas para os animais, já que os defeitos no DNA são mantidos e fortalecidos.
Os melhores amigos do homem estão sempre por perto, sempre tentando divertir os seus donos e os amando. Muitos donos retribuem esse afeto, porém alguns ferem seus animaizinhos ou não lhes dão a devida importância e cuidado.
Cães domésticos se propuseram a deixar a natureza para viver entre nós, e muitas vezes os tratamos com desrespeito. Além do problema genético citado, o número de casos de violência contra esses animais vem crescendo muito.
Quando algumas características de seus ancestrais lobos permanecem, os cães são julgados perigosos para o convívio com os humanos. Então são maltratados ou até mesmo abandonados. Como estão acostumados a uma vida confortável, eles sofrem muito nas ruas, já que não sabem procurar o alimento e sentem muita falta de seus donos.
O comportamento de matilha sempre estará presente em algum ato dos cães. Mas já que eles se dispuseram a estar ao nosso lado devemos lhes oferecer tudo de melhor que pudermos para compensar o bem que eles nos fazem.

Por: Beatriz Vieira

2 comentários:

  1. Filha, continue escrevendo e manifestando sua opinião em defesa dos animais, é muito importante estes atos. E pela sua firmeza e ciclo de amizades, você vai conseguir muitos admiradores e adeptos a estas causas, já sou um incondicional. Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Flor

    Dei uma olhada em vários textos de seu blog. Todos os textos aqui são de sua autoria? Se forem, você está de parabéns. Vou colocar seu blog em meus favoritos, ok?

    Beijinhos

    ResponderExcluir